Blogger templates

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Casos clínicos e diagnósticos

0 comentários

CASO 1: Homem de 37 anos de idade viajou para o Senegal por dois meses. Após seu retorno, queixou de fadiga, dor de cabeça e febre. Ele também afirmou que foi picado várias vezes por insetos. O teste de laboratório incluiu um esfregaço de sangue corado com Wright-Giemsa. Figuras A- D mostram o que foi observado no esfregaço no aumento 1000x.
Diagnóstico: não foi encontrado nenhum hemoparasita. As estruturas mostradas nas imagens são artefatos, plaquetas (degeneraçoes alongadas). As estruturas não tem as características morfológicas internas (um núcleo e cinetoplasto) encontrados em tripanossomas.


CASO 2: Um homem de 70 anos de idade, do meio-oeste dos Estados Unidos tinha queixas de febre e mal-estar geral com duração de cerca de uma semana. Ele foi internado em um hospital com evidência de processo hemolítico (urina escura e baixa hemoglobina). Ele havia sofrido uma esplenectomia, quando tinha 40 anos. Esfregaços de sangue foram preparados e corados com Giemsa. Figuras A e B mostram o que foi visto nos esfregaços corados e ampliados em1000x. Qual é o seu diagnóstico?
Diagnóstico: Este é um caso de babesiose causada por Babesia sp. Ausência de pigmento, que pode ser encontrada em espécies de Plasmodium.
Estruturas intracitoplasmáticas isoladas, ou dimétricas, trimétricas tetramétricas em cruz de malta, com formas alongadas de 1,5 a 2,5 μm, às vezes em forma de anel reconhecidos como piroplasmas, de acordo com CANNING et al.(1976).




CASO 3: Um paciente foi a um hospital com febre e trombocitopenia após a recente viagem ao Haiti. A pesquisa de hematozoarios foi solicitado pelo médico assistente. A figura mostra o que foi visto no esfregaço de sangue Wrights-Giemsa ; a imagem foi feita numa zona mais grossa do esfregaço e raras destas estruturas foram encontradas .
Diagnóstico: A estrutura mostrada neste caso era um artefato e se assemelha a um gametócitos do Plasmodium falciparum. Embora o tamanho esteja dentro do intervalo de gametócitos de P. falciparum, características morfológicas principais estavam ausentes.

A Figura abaixo mostra gametocito P. falciparum , com caracteristicas:
pigmento amarelo e / ou marrom, (setas pretas).
cromatina-coloração avermelhada (setas roxas).



CASO 4: Criança 9 anos com linfoma de Burkitt, medula óssea com 85% de linhagem linfoide neoplasica configurando com quadro de LLA-L3 / FAB.

                        Abaixo: Blasto LLA-L3 em sangue periferico. Criança 9 anos com linfoma de Burkitt.


0 comentários:

Postar um comentário